Água quebra o jejum?

Não, mas convém tomá-la com moderação.

O que é antibiograma?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais é resistente.

A alimentação pode interferir nos resultados dos exames?

Sim, principalmente nos exames de triglicerídeos e também de colesterol. Para realizar exames de triglicerídeos você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem o exame. Dieta habitual é alimentar-se como de costume.
O jejum de 12 horas é imprescindível antes da coleta de sangue para exames de dosagem de triglicerídeos e frações do colesterol.

Quais são os tempos de jejum necessários para a coleta de sangue para os exames?

Há uma grande quantidade de exames de sangue e alguns não necessitam jejum, mas existem outros em que o jejum é obrigatório. O ideal é a realização de um jejum entre 12 e 14 horas, pois geralmente solicitam-se vários exames ao mesmo. É dispensável jejum para beta-HCG (gravidez).
IMPORTANTE: não é recomendável fazer jejum prolongado (acima de 14 horas), pois isso pode alterar resultados de exames.

Exames que pedem jejum têm de ser feitos sempre de manhã?

Classicamente, a melhor condição para coleta de sangue para realização de exames de rotina é o período da manhã, pois existem alguns parâmetros que sofrem modificações significativas no decorrer do dia (exemplo: cortisol).

Quantos dias de atraso menstrual são necessários para realizar testes de gravidez?

Para a maioria das mulheres, uma semana após a relação em que possa ter ocorrido a fecundação já é suficiente para fornecer um resultado positivo no teste de gravidez a partir de amostra de sangue (beta-HCG).
No exame de urina este tempo aumenta para uma semana de atraso menstrual.

Posso tomar laxante para coleta de fezes?

Não é recomendado o uso de laxante para a coleta de amostras de fezes.

É necessário jejum para fazer exame de fezes?

Não, a coleta das fezes pode ser feita sem jejum e em qualquer horário do dia. Isso vale para todos os exames de fezes. O ideal é coletar o material em casa, em um frasco adequado, fornecido pelo laboratório, que contém inclusive instruções para a coleta do material.

Dói colher exame de sangue?

Normalmente causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento dura poucos segundos. Mas isso depende da sensibilidade e do acesso venoso de cada paciente, da destreza da coletadora e da qualidade da agulha utilizada.

Medicamentos e cremes vaginais interferem no exame de urina?

Podem interferir. Por isso é necessário adotar dois cuidados especiais para que não haja interferência dos medicamentos vaginais em exames de urina: higienizar o local na hora da coleta e usar tampão vaginal.

Por que, às vezes, quando se tira sangue para exames o local fica roxo?

Isto se chama hematoma e é causado por um extravasamento de sangue para fora da veia. Hematomas podem ocorrer por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada; pelo uso de medicamentos com efeito anticoagulante (entre os quais a Aspirina); por compressão insuficiente do local da punção; ou por esforço excessivo nas horas seguintes à coleta. Após a coleta pressione o local com algodão por no mínimo 1 minuto. Não use bolsas nem faça força no braço puncionado por pelo menos 2 horas após a coleta.

Pode-se fazer exames de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim, porém é importante consultar o médico antes de coletar o material, pois em alguns casos a doença pode interferir em exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.
Lembre-se, entretanto, de que o ideal é sempre que possível realizar seus exames para controle clínico ou acompanhamento de doenças em condições normais de saúde, atividade física e alimentação.

Esforço físico pode interferir nos resultados de exames?

Sim, principalmente nos de glicemia, dosagens de fator VIII de coagulação, CPK, LDH e triglicerídeos. Para estes exames específicos é imprescindível que você não tenha sido submetido a nenhum tipo de esforço físico no dia do exame. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em consequência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes daqueles realizados em condições basais.

Menstruação interfere nos exames?

A menstruação pode interferir em alguns exames de urina. Se necessário realizar coleta de urina no período menstrual deve-se tomar dois cuidados especiais: higienizar o local na hora da coleta e usar tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, porém diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental informar o médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.

Álcool, drogas, remédios e vitaminas podem interferir nos resultados dos exames?

Sim. Bebidas alcoólicas causam interferência principalmente em exames de triglicerídeos, mas também de colesterol, gama glutamil transferase, entre outros, em intensidade variável. Por isso, não se deve consumir bebida alcoólica nos três dias antecedentes à realização de exames.
Fumar compromete exames de agregação plaquetária e de curva glicêmica. Nestes casos, não fume no dia da coleta de seus exames.
Remédios podem interferir em exames de laboratório. Como exemplo temos o  ácido aceltilssalicílico, presente em vários analgésicos, anti-térmicos e antiácidos (AAS, Aspirina, Buferin, Cibalena, Dooxene-A, Doril, Engov, Melhoral, Somalgin, entre outros) que interfere em testes de coagulação do sangue, agindo como um antiagregante das plaquetas. Já o exame de Tempo de Protrombina não é afetado por esta substância. Em altas doses o Ácido Acetilssalicílico também pode reduzir os valores totais de tiroxina (T4).

IMPORTANTE: O uso de qualquer medicamento deve sempre ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento antes da coleta de exames só pode ser feita pelo médico. Quando não for possível suspender a medicação isto será considerado na interpretação clínica dos resultados dos exames.
Vitaminas podem interferir em exames de laboratório, a exemplo da Vitamina C, que pode alterar exames de creatinina e glicose. A Vitamina E pode interferir nos testes de agregação plaquetária. Evite consumir vitaminas antes da coleta.

Por que é necessário desprezar o primeiro jato de urina para fazer os exames?

O primeiro jato pode trazer junto células, secreções e até mesmo germes presentes na uretra. Daí a necessidade de desprezá-lo e de coletar o jato médio, que representa melhor a urina presente na bexiga.